Universidade_Senior

Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu ...

(cancioneiro popular alentejano/Moda Rama da Oliveira)


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

21 de Novembro de 2012 -
Pigmentos, Aglutinantes e ... Pinceladas!
Curso breve
Évora - Palácio do Vimioso - 14:30 às 17:30
Apesar dos avanços tecnológicos alcançados pelo Homem, na palete do artista contemporâneo continuam a conviver pigmentos usados pelos artistas do Paleolítico ou da Idade Média com os dos tempos modernos.


Natureza
Curso breve
Desde os tempos pré-históricos o Homem sentiu necessidade de deixar a sua marca nos locais por onde passava. Possivelmente, o homem primitivo para sinalizar um percurso, uma fonte de alimentação ou de água ou mesmo um território, terá feito incisões e marcas em árvores ou rochas, usando pedras ou outros materiais semelhantes. Porém, a dada altura, terá verificado que o efeito desejado podia ser potenciado, usando meios como a água ou a saliva que aglutinavam os materiais colorantes... e assim nasceu a pintura!
As pinturas pré-históricas que sobreviveram até aos nossos dias estão frequentemente localizadas em cavernas ou em locais abrigados da exposição direta aos agentes climáticos e, em alguns casos, apresentam padrões de execução e sentido estético notáveis.
Os pigmentos, materiais inorgânicos que se apresentam sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante, são os principais constituintes das tintas usadas em pintura. Podem ser de origem natural ou artificial e foram usados desde sempre em simultâneo. Os pigmentos sintéticos são também conhecidos pelo Homem desde o Antigo Egipto (3000 a.C.) onde se preparou pela primeira vez um azul particular que tomou o nome do país: azul egípcio. No decurso dos tempos, novos pigmentos foram preparados, enriquecendo as paletes dos artistas. A síntese laboratorial, sobretudo a partir do último quartel do século XVIII com a revolução saída da química de Lavoisier e mais tarde, já nos séculos XIX e XX, com a química do crómio, do cobalto e do zinco, permitiram a produção de pigmentos em larga escala.
As tintas são obtidas por mistura de pigmentos e aglutinantes, os quais permitem que a tinta adira facilmente a uma superfície. Alguns dos aglutinantes naturais mais utilizados são o óleo de linhaça (semente do linho), o ovo e a goma arábica, enquanto resinas acrílicas e vinílicas são alguns dos aglutinantes sintéticos usados em tintas modernas.
Apesar dos avanços tecnológicos alcançados pelo Homem, na palete do artista contemporâneo continuam a conviver pigmentos usados pelos artistas do Paleolítico ou da Idade Média com os dos tempos modernos.
Se quiser saber mais...
  • A.J. Cruz (págs. 5-23) e A.E. Candeias (pág. 27-43), Pigmentos & Corantes Naturais: entre as Artes e as Ciências, Fundação Luís de Molina, Portugal, 2007.
  • J.M. Peixoto Cabral, História Breve dos pigmentos: 1- Da arte do homem pré-histórico, Química: Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 62 (1996) 11-18.
  • A.J. Cruz, A matéria de que é feita a cor. Os pigmentos utilizados em pintura e a sua identificação e caracterização, 2008. Consultado em «http://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/a-materia-de-que-e-feita-a-cor.pdf »A.J. Cruz, A Ciência e a Arte. <http://ciarte.no.sapo.pt/>
  • J.R. Barnett, Sarah Miller, Emma Pearce, Colour and art: A brief history of pigments, Optics & Laser Technology 38 (2006) 445–453.
Atividade
O tema dos pigmentos, aglutinantes e tintas será introduzido brevemente do ponto de vista teórico.
Os participantes irão depois observar pigmentos naturais e artificiais e prepararão em laboratórios dois pigmentos. Irão também estabelecer contacto com diferentes aglutinantes.
Com os materiais selecionados serão preparadas tintas a ser usadas pelos participantes em momentos criativos, na realização de pequenas composições.
Responsáveis: Teresa Ferreira, Cristina Dias, Ana Manhita, Milene Gil, Dora Teixeira
Organização: Laboratório HERCULES
Colaboração: Virgínia Andrade, Telma Ventura, Inês Ramos, Sara Jogo (alunas do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica da UÉ)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Clube de Saúde Sénior alcança 1º lugar nos Prémios "Hospital do Futuro”


O Clube de Saúde Sénior do Concelho de Viana do Alentejo alcançou o 1º lugar, na categoria Autarquias (melhor contributo autárquico em saúde), dos Prémios “Hospital do...
Futuro 2012”, numa organização do Fórum Hospital do Futuro e SINASE, que recebeu um total de 107 candidaturas.
Os prémios atribuídos no passado dia 12 de novembro, numa cerimónia presidida pelo Ministro da saúde, Paulo Macedo, na Universidade Católica Portuguesa, pretendem destacar e galardoar pessoas e organizações de saúde no nosso país ao longo de 2011, nomeadamente na promoção e dinamização de projetos de utilidade pública, no âmbito da sua contribuição para o combate à doença, para a promoção da saúde, para a aplicação das novas tecnologias de informação na saúde, entre outras.
O reconhecimento público visa não apenas premiar as iniciativas com maior destaque na área da saúde, mas também motivar e estabelecer exemplos a seguir no futuro.
O Clube de Saúde Sénior, nascido em 2010 e considerado um projeto-piloto, é dinamizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e tem como parceiros a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e a Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas. As atividades do Clube são desenvolvidas nas três freguesias do Concelho, nomeadamente Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar.
O Clube que tem como público-alvo os seniores com autonomia no quotidiano, tem como objetivo procurar retardar os efeitos do envelhecimento numa população predominantemente rural. Visa ainda atuar na prevenção da doença e promoção da saúde da população sénior através da prática de exercício físico.
Recorde-se que no início do mês de outubro, o Clube de Saúde Sénior foi, igualmente, distinguido pelas boas práticas apresentadas pela Plataforma Territorial Supraconcelhia do Distrito de Évora. No dia 27 de novembro, a convite do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, o Clube de Saúde Sénior vai ser apresentado na IV Sessão Temática na Área da Terceira Idade que vai ter lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, e que marca o encerramento do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e de Solidariedade entre Gerações.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Cinema dos Avós

Próxima Sessão - Novembro