Universidade_Senior

Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu ...

(cancioneiro popular alentejano/Moda Rama da Oliveira)


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Conferência e Visita de Estudo:

Os Ácidos e as Bases no Dia-a-Dia



No passado dia 12 de Janeiro de 2011, 7 séniores da freguesia de Aguiar, participaram na conferência e visita de estudo subordinada ao tema “Os ácidos e as bases no dia-a-dia”, que teve lugar no laboratório de química do Colégio Luís António Verney - Universidade de Évora.
Durante a manhã os séniores participantes ficaram a conhecer os ácidos, a definição de pH, as reacções entre os ácidos e as bases, bem como os indicadores ácido - base. Com a ajuda da Prof. Margarida Figueredo tiveram a oportunidade e a ajuda de desenvolver um conjunto de actividades experimentais que incluíam a preparação de um indicador a partir de uma couve- roxa, a avaliação do pH de soluções de uso corrente, a actuação dos anti-ácidos, a determinação do teor em ácido cítrico no sumo de limão por volumetria ácido – base e, ainda, o uso de bicarbonato de sódio na confecção de bolos.
Da sua opinião ficou: um bocadinho da manhã bem passado e onde aprenderam qualquer coisa, que de algo significativo importou, embora não saibam ler e nem escrever.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Notícias Nossas ...

Veja a nossa reportagem, clicando sobre o link abaixo indicado!

Desejamos-lhe um bom visionamento ...

RTP - PORTUGAL EM DIRETO